E aí, minha gente! Tudo bom com vocês?

Hoje nós vamos falar sobre uma parte do corpo que é muito importante! Em algumas pessoas ele pode ser fino ou grosso, grande ou pequeno, escuro ou claro…

É ele mesmo, galera!

Esse lindo, gostoso, bom de dar uns cheiros, umas mordidas, lambidasO PESCOÇO!

Opaaa, pensaram que era o que, hein?! Suas mentes poluídas!

Antes de tudo, vamos entender mais um pouco sobre essa região.

É o primeiro segmento da coluna vertebral humana, que é composta por 4 áreas, sendo elas: parte cervical (C), parte torácica (T), parte lombar (L) e parte sacral (S).

Possuem curvaturas fisiológicas (ou seja, normais), sendo que a cervical e a lombar terão angulação côncava, logo recebendo o nome de curvatura lordótica, já na torácica e na sacral será o oposto, apresentando uma angulação convexa, nomeadas de curvatura cifótica.

O pescoço corresponde a parte “C” da coluna, que é formada por 7 vértebras cervicais.

Reparem que estes são bem menores que o resto dos ossos da coluna, isso é devido a função que o pescoço tem de sustentar a cabeça e seus órgãos. Então, de acordo com a extensão da coluna, essas estruturas aumentam de tamanho pois há mais órgãos para sustentar.

Nessa região cervical, e inclusive nos ossos da cabeça, vão se inserir músculos que permitem que haja a mobilidade do pescoço. Assim como a coluna lombar, a coluna cervical é hipermóvel, ou seja, permite movimentos de inclinação lateral, rotação, flexão e extensão, além de movimentos combinados.

Dessas estruturas ósseas se projetam pequenas proeminências chamadas de processo espinhoso, elas são pontudas, palpáveis e fáceis de identificar. Em pessoas com biotipo magro elas ficam visíveis, olha só na nossa Claire Fraser:

Agora que já entendemos que o cangote não serve só para cheirar um pouco mais sobre o pescoço e sua função, vamos para algumas perguntas que não querem calar:

Por que meu pescoço dói?

Vamos imaginar o seguinte:
Você trabalha no computador/celular/tablet e para exercer sua função, passa várias horas do dia usando-os, até mesmo quando o expediente acaba e você chega em casa.

A sua mesa de trabalho é desnivelada com a altura da cadeira, fazendo com que seu computador fique abaixo do seu nível visual e, por conta disso, você adotou uma postura viciosa do pescoço, todo dia a mesma posição, todo dia novos microtraumas sendo feitos nesse local.

Você toma relaxante muscular e analgésicos, faz compressa com água morna, usa Salompas, passa gelol e eles ajudam por um tempo, mas novamente o pescoço volta a doer. Além de tudo, pela manhã e nos intervalos no trabalho você não se alonga.

Resultado? Dor!

Partindo do princípio que você não possui nenhuma doença aparente, a causa da dor no pescoço pode ser devido a má postura que você adota!

Outros fatores como ansiedade e estresse também podem contribuir para a dor.

Aí você pergunta: Mas SIS, eu tomo analgésico, faço massagem… por que a dor volta?

Porque você não se previne, e com isso dá brecha para dor e outros problemas.

Mas atenção, se a dor vem acompanhada de outros sintomas como formigamento, fraqueza e dormência, procure um médico e relate isso para ele, pois pode ser a chave para determinar o diagnóstico!

Costumamos ver na rua, no trabalho, na faculdade e até mesmo em casa pessoas usando celular numa posição bem desfavorável para o pescoço, que é: com uma flexão de pescoço e o celular logo abaixo.

Essa é a quantidade em quilograma que a força da gravidade aplica no seu pescoço quando você permanece em uma dessas posições:

O quêêêê?! Então o jeito confortável, gostoso e relaxado que eu fico quando estou no celular pesa 27kg no meu pescocinho?!

Sim, é isso mesmo!

A cabeça sozinha já pesa, aproximadamente, 5kg, então de acordo com o grau de flexão que você adota, a força da gravidade vai ampliar esse peso.

É o mesmo que estar com as pedras de Craigh na Dun amarradas no pescoço!

Por isso, quando vocês forem ler os posts do SIS, não sigam o exemplo de Bolinho:

Bolinho Roland Heughan, tem algo a dizer a seu favor?

Ainda bem que sabe que está errado. Caitriona que me dê licença, mas hoje quem vai ensinar uma lição ou duas SOU EU!

O que é o torcicolo, como se pode tratar e prevenir?

Você está no shopping com sua BFF e de repente ela dispara: Amiga, o crush está vindo na sua direção. Haja naturalmente!

Mas então você decide imitar a menina do Exorcista e dar um 360º bruscamente, e a próxima coisa que você sente é que o pescoço travou. Os músculos ficam contraídos e enrijecidos, o que impossibilita os movimentos e causa dor.

Mas não é apenas com movimentos bruscos que se pode adquirir um torcicolo. Quem trabalha muito tempo no PC também está sujeito a essa condição, que é causada devido a má postura constante.

Então, isso tudo associado a falta de alongamento…. como diz uma SISter… LENHOU!

A dor às vezes é tanta que movimentar o pescoço para qualquer lado é impossível, e isso faz com que a pessoa adote uma marcha em bloco, literalmente andando que nem um robozinho.

O músculo mais acometido no torcicolo é nosso amigo esternocleidomastóideo, ele é superficial e palpável, em pessoas magras ele fica visível, principalmente as inserções.

Em outros casos, o músculo trapézio superior também pode ser o vilão. Falando nele, ele foi importante para uma das análises feitas no HIPS, confere lá depois!

Esternocleidomastóideo

Trapézio superior (em laranja)

Para evitar esse problema, nada melhor do que a prevenção!

  • Evite ficar na mesma posição por muito tempo, principalmente se você trabalha sentado.
  • Faça alongamentos diariamente.
  • Evite usar o telefone entre o ombro e a orelha por muito tempo.
  • Movimentos repetitivos podem contribuir para o torcicolo, verifique se você pode adaptá-los ou diminuir um pouco a intensidade.

Compressas mornas e auto massagem podem ajudar a relaxar a área, contudo, nada melhor do que procurar um médico ou um fisioterapeuta. Eles saberão as melhores condutas a serem tomadas!

Qual a melhor postura para quem trabalha no computador ou usa muito o celular?

É comum ver em todo lugar pessoas com má postura enquanto usam o computador ou celular. Isso prejudica e propicia dores e outras perturbações funcionais.

Com o que quis respeito ao pescoço, o recomendável é que sempre mantenha o computador/celular/tablet etc no seu nível visual! Isso evita que a gravidade incida peso indesejável nas vértebras cervicais, como foi mostrado mais acima.

O PC continua muito baixo por causa da altura da mesa e você continua com a angulação do pescoço errada? Tente colocar alguns livros embaixo do PC para nivelar e ajustar com seu campo visual!

Como fazer um alongamento e qual sua importância?

Como todo músculo no corpo humano, os músculos do pescoço também necessitam de cuidado. Para você que é sedentário ou pratica pouco exercício, é fundamental que pelo menos se alongue.

O alongamento é muito importante, pois diminui dores, melhora a postura, previne lesões, aumenta a amplitude de movimento e a flexibilidade, ou seja, as chances de se machucar diminuem.

Falando em prevenção, se você nunca fez um alongamento, se liga aqui que vou explicar!

Comece devagar, sem forçar ou ultrapassar seu limite, afinal, não queremos nenhuma SISter ou Brother prejudicados.

Durante toda a sequência fique em pé, mantendo a coluna ereta e as pernas um pouco afastadas uma da outra.

  1. Flexão

Com as duas mãos apoiadas na cabeça, leve seu queixo em direção ao peito. Permaneça nessa posição por até 30 segundos, depois retorne à posição inicial.

2. Extensão

Está passando uma anti bem na sua frente, você não quer olhar pra ela, simplesmente eleve lentamente sua cabeça, olhando para o teto.

Você pode optar por apoiar a ponta dos dedos no queixo, como se estivesse fazendo uma arma de mentira, que é pra anti saber que você é blindada para dar mais segurança.

Permaneça com o alongamento por 30 segundos e então suavemente volte à posição inicial.

3. Inclinação para a direita e esquerda

Crush/mozão está se alongando ao seu lado, mas você queria mesmo era que ele tivesse dando um cheiro no seu cangote.

Então para dar uma dica pra ele, coloque a mão direita na lateral esquerda da cabeça, mantendo sempre a boa postura e alinhamento da coluna, os ombros não deverão ser elevados a fim de que não haja compensação, o que atrapalharia o alongamento. Permaneça por 30 segundos.

Troque de lado e repita o processo.

4. Rotação para direita e esquerda

Com as mãos na cintura, vamos fingir que o crush está passando do nosso lado e olhar nessa direção por 30 segundos. O crush percebeu que você estava olhando para ele, então, lentamente fazendo a egípcia, gire o pescoço para o outro lado e permaneça também por 30 segundos.

Para melhores resultados, repita o alongamento diariamente!

Agora que já aprendemos a alongar e que devemos manter sempre o notebook/celular/tablet no nível visual, você pode continuar a ler os posts do SIS e não ter mais dor! Isso vale pra você também, ok, bolinho?

E então, vamos nos prevenir e sair do erro?

Até a próxima!

Bye, bye!

#PayMyCaipirinha

#PayMyTherapy

#SISFit

#Saúde

Para ler este post em inglês, clique aqui.

Agora você pode nos ajudar a conseguir ainda mais investigações, teorias, entrevistas legendadas e análises. Faça a diferença no SIS e acesse o Apoia.se para ter conteúdo on demand exclusivo para você.

Autora: Lotti
Mídias: Lotti e Catarina Balfe
Artes: Catarina Balfe
Formatação: Thaís Belluzzo
Revisora (português): Thaís Belluzzo
Tradutora: Queen Victoria
Revisora (inglês): Bianca
Montagem: Alexandra
SM: Alexandra

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu