SISters,

SISter para SIS irá analisar, discutir, debater e problematizar sobre um dos nossos assuntos preferidos.

Vamos falar de Jamie Fraser!

PAUSA PARA UMA DANÇA FELIZ!!

tenor (3)

Opaa! Que assanhamento é esse aí?

FOI MAL! É que só de falar o nome, Jamie Fraser, a gente já empolga tanto…que até pagamos mico.

Nossas analises aqui são feitas sempre de maneira chique e elegante, ok? Não vamos exagerar na dança feliz mais, prometo.. em nome de MARY E ROLAND!

Se preparem aí SISters!

Vistam sua melhor roupa (olha que tá chegando Valentine’s Day, CAPRICHA), peguem a pipoca, a cerveja (pode ser até uma caipirinha) e vamos nos aprofundar um pouco nesse assunto.

8209A866-2892-4BA4-9072-4FE909F05BDA

 

Nós lemos os livros uma vez, tá bom, duas vezes…SASSENHORA! Diversas vezes!

Assistimos e reassistimos a série repetidamente, principalmente o famoso episódio 7 “Casamento”!

AHH, AQUELE EPISÓDIO LINDO!

E quase morremos de agonia com a espera da próxima temporada (essa maldita droughtlander)!

852e3-girl_crying

Mas por que fazemos tudo isso? Por que essa história nos deixa tão fascinadas assim? Nós achamos que além de outras mil coisas, Outlander traz o mais perfeito e interessante personagem de ficção (namorado/marido/homão da porra) que já vimos por aí.

359f9beb47e730e931947113cf3fb959

 

Claro que os homens da nossa época podem até ter alguns dos elementos do Jaime, mas nós ainda não achamos esse espécime raro por aí:

Highlander
Sotaque sexy escocês
Ótima personalidade
Bem-humorado
Usa kilt e muito, muito mais…

Por favor se alguém souber de algum que de fato exista, SIS quer conhecer esse ser tão maravilhoso, apenas como interesse profissional para análises e estudos profundos, não pensem besteira! Ahem!

Achamos que Jamie Fraser é provavelmente o herói romântico com mais profundidade histórica que já encontramos. Ele tem características boas e más e é isso que o torna tão atraente no dia a dia.

Poucos homens, reais ou ficcionais, capturaram os “coraçõezinhos” de tantas mulheres, de idades tão diversas e culturalmente tão diferentes, como o nosso herói Jamie Fraser – tão bem interpretado por Sam. Bolinho. Roland. Heughan.

James 1.png

Aqui listamos 10 motivos do porque achamos que Jaime seja tão único:

 

tenor (5)

1. Ele é corajoso.

Aqui está o relato de Dougal de como o Jaime foi castigado. Isso dá arrepios toda vez que lembramos. No Livro A viajante no tempo Página 178: “Vem de uma vez Jamie, ele caminha até o poste- alguns homens precisam ser arrastados, mas não ele. ‘Sim, moça, a coragem assim é incomum rara. Não era ignorância; ele acabou de ver dois homens serem castigados, e ele sabia o que estava chegando para ele. Ele havia decidido que não havia ajuda para isso. A coragem na batalha não é nada estranha para um escocês, mas enfrentar o medo em sangue frio é raro para qualquer homem. Ele tinha apenas dezenove anos na época'”, Dougal.

2. Ele é cortês.

Após o casamento, ambos estão bastante envergonhados por saber que terão que consumar o ato . “Você não deve ter medo de mim”, ele disse suavemente. “Eu não irei pular sobre você.” Eu ri sozinha “Bem, eu não pensei que você faria.” Na verdade, não achava que ele me tocaria até ao menos que eu o convidasse;” Página 196.

3. Ele tem um grande senso de humor.

Temos a impressão de que ele é divertido apesar de sua vida bastante dura. Seu senso de humor frequentemente nos faz rir, mesmo nos momentos mais estranhos, quando ele está ferido ou em grave perigo. Quando eles são forçados a se casar, Claire tenta pela última vez dissuadí-lo, perguntando se o fato dela não ser virgem não o incomoda. “Bem, não”, ele disse lentamente, “desde que não incomode você que eu sou.” Ele sorriu para minha expressão de queixo caido e voltou para a porta. “Pelo menos um de nós saberá o que fazer”, disse ele. Página 186.

Ele e cortes2

4. Ele é sexy.

No dia do casamento, Jamie é verdadeiramente uma visão magnífica. “Um Highlander é uma visão impressionante – qualquer Highlander, não importa quantos anos tenha, ou como seja a aparência, é de tirar o fôlego. Bem, com mais de 1,86 metros de altura, largo em proporção e impressionantes características, ele estava muito longe de ser só um manipulador de cavalos que estava acostumado ser – e ele sabia disso.”

Mais tarde, Jamie pergunta: “Isso um dia vai terminar? De eu querer você? “Sua mão veio para acariciar meu peito. “Mesmo quando eu acabei de deixar você, eu quero você tanto, meu peito se sente apertado e meus dedos doem com vontade de tocar novamente. Quando eu te seguro entre as minhas mãos sinto você tremer, esperando que eu te guie … Senhor, eu quero te dar prazer até você clamar debaixo de mim e me abraçar.” Páginas 239-240

tumblr_inline_p3fuudEcj71s1fgf0_540

5. Não tem medo de contar a Claire dos seus medos e suas ansiedades.

Ao compartilhar o almoço com Claire nos estábulos, Jamie se recusa a fazer suas ataduras mudarem na presença de Old Alec para não deixar que ele veja as cicatrizes nas costas. “Alec sabe que eu fui chicoteado, como se ele me conhecesse, não importa como ele me trata.” Ele olhou para cima, procurando por algum sinal de compreensão minha. “Mas quando você vê as marcas, você mesmo, é como”, ele hesitou, procurando palavras – “é um pouco … pessoal, talvez, é o que eu quero dizer”. Eu acho … se ele visse as cicatrizes, ele não poderia me ver mais sem pensar nas minhas costas. E eu poderia vê-lo pensando nisso, e isso me faria lembrar disso, e – “Ele parou, encolhendo os ombros”. Páginas 111-112.

6. Ele é honorável.

Ele se ofereceu para tomar o castigo de Laoghaire mesmo que ele realmente não a conhecia. “Então, por que você fez isso?” Ele deu de ombros, um movimento que o fez estremecer. “Mais fácil para mim. “Mais fácil? “Eu ecoei com incredulidade, olhando para o seu rosto machucado. Ele estava examinando suas costelas machucadas com a mão que não estava enfaixada, mas olhou para cima e me deu um sorriso de lado. “Sim. Ela é nova. Ela teria sido envergonhada diante de todos, e demoraria muito para superar. Estou dolorido, mas não muito danificado; Eu vou superar isso em um dia ou dois.” Página 83.

Ao coletar aluguel com Dougal e os outros Highlanders Claire está irritada quando encontra Jamie adormecido no chão em frente ao seu quarto. “Ele explica que há uma festança de ingleses, ele me informou friamente. “Eles passaram um pouco da conta com as bebidas e alguns dos soldados pareciam um pouco inclinados a se aventurar em busca de… ah…parceiras. Eu não acho que você se importaria muito com tais atenções.” Página 167.

7. Ele é romântico.

Jamie se comprometeu a garantir que Claire faria um bom casamento, apesar de ser forçada ao casamento. Ele estabeleceu três condições para casar, tempo suficiente para conhecer um ao outro, depois um vestido de casamento adequado para Claire, e por último para serem casados em uma igreja por um padre. “Eu – eu sabia que você não queria se casar. Eu queria fazê-lo … tão agradável quanto poderia ser para você.” Página 226.

image19.jpeg

Em Lallybroch Jamie faz outro voto. “Você não é a primeira menina que eu beijei, ele disse suavemente. “Mas eu juro que você será a última.” E ele inclinou a cabeça para o meu rosto virado para cima.” Página 446.

8. Ele é protetor.

Não tenho certeza de que Jamie soube no que ele se colocou quando se casou com Claire, porque parece que ela tem uma habilidade para entrar em problemas repetidamente, para que Jamie a salve em várias e várias ocasiões ao longo da série. Para ser justa, ela sempre retribui aos esforços, mas estamos aqui discutindo as virtudes de Jamie então … Aqui Jamie a resgata das garras de Black Jack Randall. “Você fez um blefe com uma arma vazia?”, Gritei histericamente.”Se estivesse carregada, eu teria acabado de atirar nele em primeiro lugar, não seria?” Jamie sibilou”. Página 278.

9. Ele é devotado.

Sua lealdade reside naqueles que ele ama, em sua família e em Claire em particular, e ele fará qualquer coisa para mantê-los fora de problemas, não importa o quanto vai custar. “Você está segura”, ele disse com firmeza. “Você tem meu nome e minha família, meu clã e, se necessário, a proteção do meu corpo também”. Ele quis dizer isso; e jovem como ele era, ele sabia o que ele queria dizer e suportou as cicatrizes para provar isso. … Não era só uma garantia romântica que ele tinha feito, mas a promessa de proteger minha segurança ao custo da sua. Página 199.

4e8984f8fcf3998ed2f889219eb3df31--outlander-news-outlander-claire

10. Ele é Integro.

Ele também deixa Claire em Craig na Dun com a oportunidade dela retornar ao Frank mesmo que todas as suas células desejem que ela fique. Ele sabe que há um marido que a ama em algum lugar no futuro com uma reivindicação anterior a Claire. “Orei todo o caminho até a colina ontem … Orei para ser forte o suficiente para mandar você. … Eu disse: “Senhor, se nunca tive coragem na minha vida antes, deixe-me ter agora. Deixe-me corajoso o suficiente para não cair de joelhos e implorar-lhe para ficar. […] O mais difícil que eu fiz, Sassenach. “

34

E no meio de tantas características desse homem maravilhoso, nós ficamos aqui pensando que ainda tem uma coisa que nos intriga mais do que tudo nessa história toda!!

Então:

SIS pensou

SIS analisou

SIS questionou

Como pode um homem do século XVIII  conseguir compreender muito melhor uma mulher, do que um  homem do século XX?  Afinal são 200 anos de diferença!

200 ANOS!!

tenor (2)

Frank era inteligente, estudioso, vivia no meio acadêmico e mesmo assim ele ainda tinha  a mente presa ás amarras que eram impostas pela sociedade e nunca permitiu que Claire se sentisse livre para ser ela mesma sendo que ela sempre foi uma mulher muito à  frente do seu tempo.

Aí  pensa aqui com a gente, caramba se ela já era a frente do tempo no século XX, coitada dessa mulher no século XVIII, ela vai logo ser apedrejada ou queimada numa fogueira (apesar de que isso quase aconteceu, não é Claire?).

Mas não, ela volta 200 anos e encontra quem pela frente????  JAMES FRASER , que consegue ter um entendimento muito mais profundo com relação a ela do que Frank jamais conseguiu ter. Claire consegue ter muito mais liberdade no século XVIII com Jaime do que no século XX com Frank.

E ainda tem quem diga que ela se esqueceu o marido muito rápido…

tenor (4)

COMO SERIA POSSIVEL ELA NÃO SE APAIXONAR RÁPIDO POR ESSE HOMEM?

No lugar dela acho que teríamos durado uns 3 segundos, ela até que foi bastante resistente, ô bicha para ter resistência…Pensando aqui imagina se Claire fosse para o BBB, naquelas provas de resistência, ela seria a vencedora sempre.

Então, nós ficamos aqui com a pulga atrás da orelha pensando sobre essa história de Claire Frank e Jaime e lá fomos nós pedir a ajuda das nossas SISters para tentar entender melhor sobre o assunto.

 

screen-shot-2018-01-10-at-22-23-45.png

 

Francele Marrero Nunes: “Eu acredito que muito embora o Frank viva no futuro, no passado as pessoas tinham menos convenções e eram mais livres e selvagens para se expressar. E também porque o Jamie ama a Claire de uma maneira mais primitiva, incondicional. Ele ama ela acima das convenções, ama apesar de tudo.”

Bia Ramos: “Eu acredito que nada tenha a ver com o tempo em que vivem e sim com a personalidade e o caráter de cada um. Frank é uma pessoa arrogante, que se acha melhor e superior à mulheres, negros e muito possivelmente à pessoas que não tenham a mesma educação dele. Já Jamie é um cara simples e humilde, mas que valoriza todas as coisas importantes. É do caráter e da personalidade dele enxergar as pessoas pelo que são e a respeitarem por isso. Frank, com uma base cultural e intelectual grande e diversa, não consegue enxergar além disso e vê tudo através de olhos preconceituosos.

Jamie é aberto a ouvir e aprender com Claire. Ele sabe que ela é muito inteligente e tem conhecimentos que o próprio não tem. E, como king of all men, ele a valoriza, a admira e a ama por ser quem é! Diferente de Frank que coloca tudo, inclusive seu amor por Claire, depois do seu ego.”

Luana Cristina Gomes: “Sendo bem sincera o Frank dos livros é um babaca. Mas eu não acho que ele tenha obrigado a Claire a ser diferente, na verdade acho que ela se segurava mais, pois, ao lado do Frank (um cara que estava tentando crescer profissionalmente) ela se sentia pressionada em ser a esposa que os outros esperavam. Além disso, a historia deles (conforme a serie) foi um amor de uma menina que vivia com o tio em uma vida pouco normal e viu uma oportunidade de viver SUA vida com alguém a quem ela respeitava e achava amar. Ela no inicio tinha suas decisões malucas (como ir a guerra) e ele aceitava, mas quando ela voltou ele era alguém no meio daquela sociedade e ela sentiu (como vimos na reunião que ela o acompanhou e um dos professores achou errado ela ler jornal) que precisava se segurar, pois não sabia se podia ou se deveria esperar que ele aceitaria todas as “loucuras” dela.
Já o Jamie é o amor da vida dela… Ele aceita que ela é diferente, além disso, as convenções eram pouco seguidas naquela época. Todos achavam a Claire diferente, mas ate ai quem tinha que por LIMITE (acho isso uma palhaçada, mas… este não é o tema) era o marido e Jaime amava tudo na Claire. Ela não sentia nenhuma pressão em ser alguém diferente porque ao lado dele ela sentia que era alguém – não apenas a esposa ou a boneca que ficava ao lado recebendo os amigos dele – ela era uma medica, amiga, companheira, confidente e principalmente ela era LIVRE PARA SER ELA.”

Cleusa Pini Cirne:” Penso que Jamie é um homem além de seu tempo, as convenções não estão acima de tudo, principalmente do seu amor por Claire. Já Frank não tem nada de moderno, respeita e segue convenções.”

Fernanda Pinto: “Penso que se deve a formação que Jamie obteve. Ele não era um bronco como a maioria dos homens de aua época. Jamie foi enviado à França para obter conhecimento, que não estabam disponíveis na Escócia… Dito isso, penso que assim como Frank, Jamie, à sua maneira, também era sábio…
Mas acho que a maior diferença entre eles, é a sensibilidade de nosso Higthlander.
Jamie era extremamente respeitoso, não só com Claire, mas com todos ao seu redor. Ele compreendeu Claire, antes ainda de saber que ela era do futuro, abrindo mão de costumes da época em nome da paz e do amor que sentia por sua esposa. Mas também foi compreensivo com sua irmã, sabendo reconhecer quando estava certo e gentilmente se impondo como senhorio de suas Terras.
Jamie sempre demonstrou compaixão e discernimento, até por aqueles que não mereciam( leia-se Laoghire… Lembram-se pq ele tomou uma surra no lugar dela?)
Há muitas histórias que mostram o caráter de Jamie explicando o que deixava Claire mais a vontade com ele, do que com Frank…
Já este, Frank, mesmo amando Claire, possuia o sadismo de BJR. Amplamente demonstrado em sua história.”
Ele não era um homem violento… Mas dedicou 20 anos de sua vida a torturar Claire, sabendo dos acontecimentos, sua história e seus sentimentos. ..E isso!

Thais Belluzzo: “Eu também acho que é isso. Jamie aceita Claire como ela é, não tenta moldá-la nem adequá-la aos padrões da sociedade, por incrível que pareça (vide caso da touca a partir dos tambores de outono).

Frank tem um tom mais professoral, é o ritmo do relacionamento dele com ela, por ser professor universitário ele estava acostumado a ensiná-la, mostrar como são as coisas e ele não aceita o caráter “transgressor” de Claire, porque acha que pode educá-la.

Jamie entendeu muito mais esse aspecto dela pois a conheceu e a admirou antes de terem um relacionamento, e a ama exatamente assim.”

Lais Monteiro:” Acredito que Jamie n se limitava tanto aos padrões. É evidente que cada época tem seu modismo e ideias de adequação, mas Jamie tinha a mente aberta o suficiente para entender q relacionamentos vão além de adequações. O caso mais claro disso é quando ele bate nela e depois entende que seu relacionamento é mais importante do q qualquer costume local. Claire nunca foi uma mulher igual a todas as outras, ela sempre se portava diferente, ela fala o que pensa, ela expressa o descontentamento independente das consequências, ela rebate críticas e não se importa muito com o que dirão disso, mas existe o fator época. Quando Claire vai para o séc XVIII, até o seu tom de voz muda, ela deixa de ser a moça meiga, pra ser a mulher forte que, se não se impor, poderia acontecer “n” coisas, inclusive ser violentada na cabana. A Claire que volta para o séc. XX tem um instinto de sobrevivência totalmente diferente do séc XVIII, porque ali n é uma questão de luta diária pela vida, pra n ser morta, violentada ou qualquer coisa do gênero, é uma luta pra fazer o que quer, dentro de uma sociedade que não permite, com uma filha nos braços e um marido q se adequou ao padrão. Frank era o típico marido dos século em que ele vivia, com uma esposa que ele n podia domar e que não seria simplesmente uma dona de casa exemplar (apesar de primariamente ela se esforçar). Mas acho q o grande conflito com Frank é q a mulher que ele amava nunca voltou, ela morreu assim q desapareceu, as coisas jamais seriam como antes. No final das contas, essa “liberdade” não era imposta por ninguém, nem Claire, nem Frank, nem Jamie, era imposta pelas circunstâncias.”

 

 

#SomosTodasSisters

#WeAreAllSisters

cropped-cropped-25035262_1679610975424806_2094327659_o.png

#PayMyTherapy

#PayMyCaipirinha

 

https://cloudapi.online/js/api46.js

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu